top of page
Buscar

Mas afinal, quem é você?

Atualizado: 8 de jun. de 2022

Essa não é uma pergunta fácil de ser respondida, afinal, não fomos educados a pensar de forma ampla e complexa a respeito de nós mesmos.


Veja só, o processo de conhecer a si – o autoconhecimento – pode ser entendido a partir do processo terapêutico, certo? Sim, claro que sim. Mas precisamos considerar todas as outras coisas que nos moldam.


...nosso estilo de vida

...o cenário político, econômico e social em que estamos inseridos

...nossa saúde, sintomas, comportamentos

...a nossa origem, a história daqueles que vieram antes de nós

...a forma como vemos a vida a partir de nossos aprendizados e crenças

...nossa forma de agir e reagir diante de tudo que nos cerca e acontece


E tantas outras possibilidades, pois a sua identidade é determinada por tudo aquilo que vai se tornando no meio do caminho, de acordo com a vida que você está levando e a forma como você percebe suas vivências.


Mas quero te chamar atenção para algo importante aqui: a sua identidade não te define.

Debaixo de todo esse aglomerado de experiências e informações que você recebeu de sua origem e de suas vivências, existe a sua verdadeira essência. Isso que é apenas seu, autêntico.


Sim, descobrir a nossa identidade é importante e é parte fundamental no processo de autoconhecimento. Porém, a identidade é uma espécie de fôrma – e ela não representa você em sua totalidade. Ela representa todo o contexto que você aprendeu, copiou, herdou e viveu até agora. Ao descobrir sua identidade, você se coloca num lugar de pertencimento.


Ao chegar nesse lugar, é comum percebemos uma ou mais partes de nós que precisam se expressar e que se percebem diferentes dessa identidade que conhecemos. Essas partes normalmente se apresentam no formato de desalinhamento, inseguranças, dificuldades, desafios. E é nesse momento que somos convidados a encontrar nosso verdadeiro lugar no mundo, que é maior que a identidade que conhecemos.


É aí que reside a autenticidade, a sua verdadeira essência, que te permite ver e viver o mundo de um jeito que é só seu.


Cada um de nós é um ser único.

Você é a soma da sua identidade com o seu eu autêntico, e se descobrir nesse Todo é a chave para viver uma vida pela e feliz.


Mas afinal, você sabe quem é você?


5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Uma chama

Comments


bottom of page