top of page
Buscar

O pior de cada um

“Conhecer aos outros é inteligência. Conhecer a si próprio é a verdadeira sabedoria”


Foi com essa frase de Lao Tsé que uma cliente me respondeu quando eu perguntei o que a havia levado a começar um processo terapêutico comigo. Uma mulher muito bem-sucedida, pessoal e profissionalmente e que, assim como eu e você, vive cheia de desafios para enfrentar e um monte de potencialidades a descobrir.

Ainda vivemos numa sociedade onde a maioria das pessoas não se entende. E embora digam que querem assumir o controle de sua vida, e de sua carreira, boa parte delas temem em perder as ilusões de perfeição que criaram sobre si mesmas.


Durante nossa conversa, minha cliente disse:

“Eu faço um esforço enorme para que tudo pareça bom ou certo, mas muitas vezes não está. E eu quero ser capaz de assumir, para mim e pros outros, quando algo não está bom. Eu mereço ser querida por quem eu sou, o melhor e o pior lado de mim.”

Ninguém é pior por saber o pior de si mesmo.

Saber o pior de si é estar diante de uma grande fonte de sabedoria. Entender o que há de errado é meio caminho andado para a correção. A autoconsciência nos dá a capacidade de aprender com nossos erros e também com nossos acertos.

É esse equilíbrio que nos permite continuar crescendo.

Não me intimido em afirmar que as pessoas mais bem-sucedidas são aquelas que não têm ilusões sobre quem são, por um simples fato – quando alguém se conhece bem, é capaz de se mover em direção de seus melhores talentos. Essas pessoas conhecem o ambiente em que prosperam e como podem se beneficiar desse ambiente.

Antes de podermos conhecer qualquer outra coisa, devemos conhecer a nós mesmos.

Apenas quando embarcamos nessa jornada de nos conhecer por completo – erros e acertos, fraquezas e fortalezas – é que poderemos de verdade conhecer tudo aquilo que podemos vir a ser!

A verdadeira sabedoria que vem do autoconhecimento é esse portal que nos leva, de forma humilde e silenciosa, a conhecer nosso verdadeiro valor.



18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Uma chama

bottom of page